Vivemos tempos de instabilidade. Isto pode ser assustador ou instigante, dependendo do ângulo pelo qual se olhe. Não há duvidas de que as peças estão se movendo no tabuleiro social.
Quem sofre já não aceita em fazê-lo em silêncio. Quem vence barreira que pensava intrasnpoíveis quer soltar seu grito de vitória. Quem tradicionalmente foi destituído da sua voz assume o microfone e o centro do palco. Este livro é uma pequena contribuição à amplificação das VOZES FEMININAS NEGRAS.
As mulheres negras têm caras e formas que não cabem mais em estereótipos e querem ser reconhecidas como únicas. Mesmo quando ainda tateiam seu novo espaço na sociedade patriarcal, quando ainda roçam o caminho para os lugares antes ocupados apenas por pessoas brancas, se sabem sujeitos de relevância, capazes, donas de sua história, plenas de seus direitos, cientes de sua força.
Neste livro conhecemos os pensamentos e os sentimentos das mulheres negras de diversas origens, com diversas histórias. Temos jovens, com seus fones conectados aos sons do porvir, e das mulheres negras maduras, enraizadas nos ecos dos tambores ancestrais. Conhecemos dramas e alegrias. Aqui encontramos a recente paíxão pela natureza dos seus próprios fios de cabelos. Nestas páginas lemos sobre luta e dor, mas também sobre acolhimento, afeto, a importância da educação e da nossa cultura.
Linha a linha desta obra é tecida a rede que abriga o nosso quilombo.
A livraria Oju Obá, nasce de dois momentos importantes em minha vida como mãe, ativista do Movimento Negro Unificado, Professora e Escritora. União e desejo de trabalhar uma educação antirracista, usando como ferramenta a Literatura Negro Brasileira, e a outra é poder trazer para o campo do empreendedorismo, a relação afetuosa e parceria de vida que tenho com minha filha Anna Clara. Somos sócias neste empreendimento. Anna Gomes e Elaine Marcelina Equipe Oju Obá - Livraria