“Ninguém nasce mulher: torna-se mulher.” Simone de Beauvoir poderia ter dito a frase após a leitura de Femina, feminae. Mirian Cavalcanti apresenta-nos uma ciranda de mulheres na qual bailam as protagonistas Caetana, Joana, Isabel e Ana.
Trata-se de uma narrativa de autoria feminina sobre o universo feminino. Sem levantar bandeiras, a autora entrelaça gerações de mulheres da mesma família. O livro é poético, sensível, psicológico, polifônico. Várias vozes podem ser ouvidas, apesar do silêncio como elemento estético.
O tom memorialista deságua em fluxos de consciência que permeiam a narrativa levando o leitor para dentro da cena. A autora adora a sinestesia como figura que lhe imprime o estilo, aguçando os sentidos e tornando ainda mais vivas as cenas entre as mulheres. Cenas familiares expostas com fora e delicadeza.
Mirian Cavalcanti, sem dúvidas, é uma autora que faz parte de uma estirpe de autoras que trazem na escrita a vida pulsante... Leitores, Leitoras, degustem cada momento deste romance e se deixem levar pelas histórias desta família.
Autora: Mirian S. Calcanti
A livraria Oju Obá, nasce de dois momentos importantes em minha vida como mãe, ativista do Movimento Negro Unificado, Professora e Escritora. União e desejo de trabalhar uma educação antirracista, usando como ferramenta a Literatura Negro Brasileira, e a outra é poder trazer para o campo do empreendedorismo, a relação afetuosa e parceria de vida que tenho com minha filha Anna Clara. Somos sócias neste empreendimento. Anna Gomes e Elaine Marcelina Equipe Oju Obá - Livraria