Episódios da vida de Van Gogh e pensamentos expressos em cartas influenciam, motivam e encantam personagens que, no Rio de Janeiro dos tempos de ditadura, se comunicam em um perigoso ambiente virtual.
Como um blog ou uma sala de bate-papo dos dias atuais, um livro de biblioteca pública serve de veículo de expressão aos personagens, e o leitor de Confraria Van Gogh é convidado a retroceder no tempo e acompanhar a originalidade dessa experiência, inteiramente à parte do então recurso comum à troca natural de ideias: a correspondência.
Percebemos aqui a gigantesca dimensão humana de Van Gogh: dolorosa e no entanto genial, inspiradora e apaixonante.
“No hábito entremeado de vidas e situações que parecem corriqueiras, surgem as marcas do que é a luta de cada um entender a vida e ser feliz.”
Autora: Mirian Cavalcanti
A livraria Oju Obá, nasce de dois momentos importantes em minha vida como mãe, ativista do Movimento Negro Unificado, Professora e Escritora. União e desejo de trabalhar uma educação antirracista, usando como ferramenta a Literatura Negro Brasileira, e a outra é poder trazer para o campo do empreendedorismo, a relação afetuosa e parceria de vida que tenho com minha filha Anna Clara. Somos sócias neste empreendimento. Anna Gomes e Elaine Marcelina Equipe Oju Obá - Livraria