Relembrando Conceição Evaristo: “a nossa escrevivência não pode ser lida como histórias para ninar os da casa grande” e “sim para incomodá-los em seus sonhos injustos”.
Em PIMENTA as narrativas não são pautadas pelo ponto de vista dos senhores, mas dos que, durante séculos, foram constatemente violentados como a constatação de A MÃO QUE AÇOITA ou as reflexões do BOI FALÔ.
DOZE, TREZE... VINTE... VINTE E TRÊS é homenagem ao pai e constatação da frágil mudança que ainda não instalou.
A esperança inicia pois É FÁCIL QUEBRAR UMA VARA, MAS É DIFÍCIL QUEBRAR UM FEIXE DE VARAS apesar da trilha cometida pelo MANUEL CAPITÃO e o olhar do JESUÍNO alenta.
PIMENTA é parte da coletânea BOMBONS SORTIDOS de Plínio Camillo.
A livraria Oju Obá, nasce de dois momentos importantes em minha vida como mãe, ativista do Movimento Negro Unificado, Professora e Escritora. União e desejo de trabalhar uma educação antirracista, usando como ferramenta a Literatura Negro Brasileira, e a outra é poder trazer para o campo do empreendedorismo, a relação afetuosa e parceria de vida que tenho com minha filha Anna Clara. Somos sócias neste empreendimento. Anna Gomes e Elaine Marcelina Equipe Oju Obá - Livraria